As pessoas falam muito. A maioria das coisas não são aproveitáveis, mas ainda assim continuamos falando e falando. Parece até terapia. Principalmente se for para falar mal de alguém. É algo que relaxa, faz nos sentirmos melhor. Mas por que é assim?
Somos feitos de qualidades e defeitos, mas o que, na maioria das vezes, buscamos nos outros são os seus defeitos. Para sentir que somos melhores buscamos aquilo que de pior tem os outros e falamos para outras pessoas para que juntas falem mais mal ainda, rs...
E não adianta ficar chocado. Quem nunca falou mal de alguém que atire a primeira pedra. Somos todos assim, sempre querendo algo para falar.
Daí e me veio a ideia de tentar algo diferente. Tentar só falar o que de bom vejo. Tarefa difícil. Foi só ver aquela pessoa que não suporto que já me vem a vontade de tecer comentários maldosos. Segurei-me. Não sei até quando serei capaz de seguir com isso, mas o que vale é tentar.
Uma ótima frase que aprendi: "O amor é o que o amor faz" ( 'O monge e o executivo'). Faz o maior sentido. Não falando do sentimento. Eu não preciso, necessariamente, amar uma pessoa para tratá-la bem, para, de repente, até elogiá-la. E posso fazer isso mesmo não gostando nenhum pouco. Regras para uma boa convivência, afinal nem sempre estaremos ao redor apenas dos que amamos.
Mas eu sei que continuaremos falando, uma vez ou outra, mal de alguém, mas o quanto eu puder evitar, eu farei!
Nenhum comentário:
Postar um comentário