Esperamos pela vida vida vivendo só de guerra. Esse trecho da música "Múmias" do Biquini Cavadão sintetiza bem os acontecimentos do Rio de Janeiro. É impressionante as imagens de blindados da marinha brasileira entrando nos morros cariocas. Quase não acredito no que vejo.
Veja bem, acredito que sim, é o certo a fazer. Entrar com toda a força possível e prender ou até matar todos os traficantes que há anos dominam tudo por ali. Mas o que me enoja é saber que tanto tempo se passou para que as autoridades fizessem alguma coisa. Décadas sem políticas sociais para o povo sofrido e trabalhador de umas das regiões mais perigosas do país, talvez até do mundo. Se os Governos investissem ou se preocupassem de verdade, talvez nunca seria necessário vermos essas cenas chocantes que estampam todas as capas de jornais de hoje.
Com toda a força e empenho dos bravos soldados da Polícia militar do Rio acredito numa vitória do BEM. O que me preocupa é não saber o que acontecerá depois dessa guerra. Será que investimentos verdadeiros irão para o povo? Será que os bandidos pegos pela polícia ficarão realmente presos? Será que veremos mudanças significativas na educação de pessoas de baixa renda? Essas entre tantas outras questões assombram-me quando penso no que será o futuro do Rio, cidade que receberá uma COPA do Mundo e Olimpíada.
Mas quem pensa que o terror só acontece nos morros cariocas está completamente enganado. Aqui em Sampa mesmo já tivemos dias de caos com vários ataques a ônibus. Temos um índice de assassinatos e roubos impressionante também. Toda a falta de comprometimento com segurança pública não é privilégio dos nossos amigos da Cidade Maravilhosa. O Terror está em todos os lugares. É que em alguns são muito mais expostos e noticiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário