segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval bom, Mau Carnaval.

Carnaval. É, não se fala em outra coisa esses dias. Quem me conhece sabe que carnaval não é, nem de longe, das minhas festas preferidas. Mas não acho que seja tão horrível como outros tantos insistem em dizer. Verdade que muito mitos giram em torno dessa festa nada popular. Como assim não é popular??? Oras, quantos patrocinadores temos nos camarotes cobrando preços nenhum pouco populares? Mas deixemos isso pra lá.
O fato de, em sua grande maioria, a música ser de péssima qualidade não quer dizer que não tenha coisa boa. As escolas de samba fazem o maior som e tem enredos variados, alguns muito bons. Trabalham muito pesquisando história legais, informações e tudo o que se puder saber sobre o tema escolhido para colocar na avenida. Constroem carros enormes lindos.  Como foi lindo aquele samba enredo inesquecível da Gaviões da Fiel de 1995! Alguns lugares ainda fazem uma carnaval de marchinhas e fantasias na ruas que eu acho maravilhoso.
A imprensa, como sempre, aproveita para sugar tudo que esta festa lhe puder render. TV aberta, com certeza, não é algo que aconselho nesses dias. Mas a cidade fica maravilhosa nessa época. Muita gente viajando deixa a cidade vazia e tranquila. Como é bom não ter todo aquele trânsito e caos costumeiro do nosso dia na grande metrópole. 
Entendo a necessidade de uma distração da vida tão difícil e competitiva, mas isso não pode ser uma desculpa para nos descuidarmos dos problemas do nosso país. Muitos mortos em acidentes, mijões aos montes por todos os cantos, estrutura e equipamentos caros para garantir a festa. Tudo isso gera um custo. E de onde vem o dinheiro pra cobrir tudo? Do nosso bolso. Mas o povo está bêbado de mais para perceber isso.
Não sou contra o Carnaval. Até acho sensacional ter esses quatro dias de folia, mas a população deveria cair na farra tendo consciência do impacto que uma festa dessa tem nas nossas vidas. Vamos as ruas, vamos cair na folia, tudo isso é muito legal, mas como seres racionais temos de ter responsabilidade. 

E Carnaval não é só música ruim: VELHAS VIRGENS!



Nenhum comentário: