Metonímia. Para quem faltou à essa aula vou lhes explicar o que é. É uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Não entendeu muito bem ainda? Calma, vou explicar melhor, porém, quero, neste texto me atentar a somente um tipo de metonímia: o da troca da marca pelo produto. Acho que um grande exemplo que temos no nosso dia-a-dia e que muitas vezes ninguém percebe é o caso do cotonete. Isso mesmo: cotonete. Todo mundo sabe o que é um cotonete, mas poucas pessoas param para pensar que o nome do produto mesmo está na embalagem como hastes flexíveis, sendo cotonete a marca mais famosa deste produto.
Parei para pensar sobre isso e olha só quanta coisa me passou pela cabeça: pra quem não sabe sou funcionário da empresa XEROX. Antes que pensem, não, não fico tirando cópias o dia todo. Mas é inevitável não fazer essa associação. A marca XEROX é muito forte quando o assunto é cópia. Por mais que você tenha uma copiadora de uma outra marca, é comum dizer que vai tirar uma xerox.
Para comprovar isso basta sair às ruas e ver placas do tipo "tiramos xerox". Ter seu nome em todo lugar é o que muitas empresas gostariam e o melhor, sem ter de pagar nada. Isso com acontece com outras grandes marcas, elas atingem tão forte o publico que, por mais que você compre de outra marca, vai usar o nome da marca famosa para se dirigir a ele. É estranho, legal e curioso a força que algumas marcas tem. É estranho, legal e curioso também o fato de muitas vezes não lembrarmos ou até mesmo não sabermos o nome de um produto porque a marca é mais forte. E você aí, tem usado bastante sua palha de aço em casa?????
Um comentário:
Assim como toda vez que alguém pede um chiclet em uma casa de doces.
Chiclet é aquela goma de mascar que vem dentro de uma caixinha com duas unidades... Pelo menos sempre pensei assim...
Mas é super normal você pedir um chiclet e o(a) vendedor(a) te perguntar:
- Qual? Bib bib, bubbaloo, trident, etc...
Postar um comentário