quarta-feira, 4 de maio de 2011

Não se faz cover de clássicos

Dia desses senti uma vontade de ouvir Maroon 5 (impulsionado pelo LastFm da Patrícia Zago) e fui tratar de achar uns álbuns para download. O primeiro que encontrei foi um acústico, poucas músicas, mas bem legal. Continha as melhores canções da banda ("Sunday Morning", "This love" e She Will Be Loved"), mas o que me chamou à atenção foi a besteira que eles se atreveram a fazer: tocar um clássico do AC/DC. Quase morri de tão ruim que é a versão.
Quando recuperei-me, parei para pensar, devia ser proibido fazer qualquer cover de clássicos. Num dos melhores shows que fui (Os Paralamas do Sucesso, em Santo André) tive o desprazer de ouvir Vanessa da Mata - cantora que gosto muito - estragar, mas estragar mesmo Lanterna dos Afogados. Tal feito só foi superado por Joelma (aquela do Calypso mesmo) cantando essa mesma música. DESASTRE!
Quantos cantores estragaram os hinos da Legião? Clássicos devem ser tocados apenas pelo artista que o fez. É certo que nem todos ficam ruins, vide o disco Música de Brinquedo do Pato Fu que fez excelentes versões de vários artistas, mas, convenhamos, é raro alguém acertar.
Melhor não arriscar!!!

Nenhum comentário: