domingo, 8 de janeiro de 2012

Incoerências Facebookianas e de outras redes

Galera, esse post é mais um desabafo do que qualquer outra coisa. Nada é mais comum hoje na internet do que redes sociais. Se você está lendo esse texto, no mínimo deve fazer parte de uma. Bom, a mais famosa de hoje é o facebook. Então vou usá-la como exemplo.

No Facebook não existe meio termo: Ou você ama ou você odeia. Mais do que moda, acho que já virou um hábito, talvez uma mania que, para defender uma ideia, você tem que critica/rebaixar o pensamento de outra pessoa. Dois grandes exemplos que vivencio bastante lendo as postagens de amigos é a infinita e sempre inconclusiva disputa entre Funkeiros e Roqueiros e entre Crentes e Ateus, Torcidas de futebol...

Roqueiros acham que são mais inteligentes do que os outros. Mas por quê? Ouvir rock, estilo que eu gosto, não me faz ser mais inteligente que ninguém. Conheço pessoas bem sucedidas, que tiveram/tem bons relacionamentos amorosos e ouvem funk. Musicalmente falando, não acho funk uma obra prima, mas faz parte da cultura de um povo. Cultura sim (ver definição de cultura abaixo). Um ritmo que surgiu nos morros dominados por bandidos e que fez aquele povo tão sofrido ter seus momentos de alegria, mostrando a sua realidade. Gosta de funk? Bom. Não gosta? Bom do mesmo jeito. O que deve haver é o respeito entre as partes. Eu curto rock, ok! Não vou mudar meu estilo e nem quero que alguém mude o seu. Só quero que você ouça seu som em lugares apropriados ou com fone de ouvido. 

Outro exemplo são as brigas religiosas. Se você é crente ótimo, curta páginas de pessoas religiosas, que pensam como você. Se você é ateu ótimo também, faça o mesmo. Tanto um como o outro tem o direito de compartilhar a ideia que quiserem na sua página. Não gosta do que a pessoa escreve, posta? Deixe de segui-la. Não precisa nem excluí-la, o Facebook foi tão bem bolado que você pode apenas ocultar as atualizações da pessoa sem que ela saiba. 

Ninguém é obrigado a mudar de opinião ou ler sobre coisas que não gosta, não concorda, mas cada um tem o direito de defender (sem ofender) a sua opinião. Não quer ler sobre o BBB, joguinhos? Bloqueie as atualizações que falam dele.  Não quer ver "piriguete, muleque zica" ou qualquer outro tipo? Para quê adiciona? Sem maldade, as pessoas gostam mesmo é de falar mal. 

Gostou da pessoa, do que ela posta? Curta, compartilhe! 
Não gostou? Bloqueie/Oculte, mas não xingue, não brigue. É mais saudável.



Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

Nenhum comentário: